♥ ALOHA PARA TODOS ♥!!!!
Aloha significa muito mais do que "alô" e "adeus" ou "amor", significa compartilhar (alo) com alegria (oha) da energia da vida (ha) no presente (alo)”.

domingo, 4 de outubro de 2009

Casa da Praia - Aluguel de Férias - Condomínio Fechado - Litoral Norte - Delícias do mar



Delícias que vem do mar


Encontrados de diversas maneiras na culinária, os frutos do mar são geralmente utilizados em pratos requintados e elaborados, além de estarem presentes em pratos da culinária nordestina e oriental
Se você é um dos apreciadores do delicioso sabor dos frutos do mar veja a matéria a seguir.
Classificação
Os frutos do mar estão divididos em duas classes principais: moluscos e crustáceos. Os moluscos apresentam conchas (valvas) ou não. Podem ter uma ou duas conchas, são eles: ostras, mexilhões, vieiras, mariscos, vôngoles, polvos e lulas. Os crustáceos possuem uma carapaça dura, são eles: lagostas, lagostins, siris, caranguejos e camarões.

Propriedades nutricionais
São excelentes fontes de ômega 3, que são gorduras que trazem benefícios à saúde, como diminuição do risco de doenças cardiovasculares, normalização dos níveis de colesterol e triglicérides na corrente sanguínea, além de atuarem no sistema imunológico.
Os frutos do mar são ricos ainda em proteínas, vitaminas e sais minerais. Entre eles, podemos citar a vitamina A, as vitaminas do complexo B, vitamina D e E e os minerais como cálcio, iodo, potássio e zinco.
"Os frutos do mar são ricos em proteínas, vitaminas e sais minerais, como vitamina A, vitaminas do complexo B, D, E, cálcio, iodo, potássio e zinco"
Por outro lado, são fontes de colesterol e sódio e por isso devem ser consumidos com moderação. Os frutos do mar possuem um potencial alergênico e são muito suscetíveis a deterioração e contaminação.

Cuidados na hora da compra e consumo
Na hora da compra, a menos que sejam comprados diretamente de onde foram pescados, os frutos do mar devem ser provenientes de lugares que possuam um rigoroso controle de qualidade. Exceto caranguejos e camarões, os frutos do mar devem ter cheiro característico, cheiro de água salgada, maresia.
Mariscos, mexilhões e ostras devem ser comprados com as conchas fechadas, devem estar brilhantes e com água incolor e límpida nas conchas. Devem estar com cheiro agradável e carne úmida, bem aderente à concha. A cor deve ser acinzentada nas ostras e amarelada nos mexilhões. Após a fervura do cozimento, as conchas que não abrirem devem ser descartadas.
Na compra de camarões frescos, fique atento nos seguintes detalhes: a casca e a cabeça devem estar intactas, a cor deve ser clara e o cheiro agradável. Por ser facilmente perecível devem ser preparados no dia da compra. Se forem congelados, devem estar limpos, sem a cabeça e as cascas, em embalagens hermeticamente fechadas, e devem ser utilizados logo após o descongelamento.
Polvos e lulas frescos possuem a pele lisa e úmida, olhos vivos e salientes nas bordas, carne consistente e elástica e cheiro característico. Escolha os mais claros. Isso indica que estão mais frescos.

Saiba um pouco mais sobre alguns frutos do mar
Ostra: Tem o corpo mole, protegido por uma concha dura, grossa, cinza escura. Possui sabor suave, levemente salgado. A cor da carne pode variar do bege ao cinza e a textura pode ser macia ou firme. Pode ser consumida crua, com suco de limão e pimenta, cozida, ensopada, como moqueca, frita ou grelhada. A ostra é uma boa fonte do mineral zinco.
Mexilhão: Sua concha é de cor negra azulada. Pode ser servido cru, ao vinagrete ou utilizado como ingrediente de algumas preparações como paella e caldeirada.
Polvo: Tem cerca de meio metro, com oito longos tentáculos. Sua carne é saborosa, porém elástica. Em função disso, o cozimento deve ser lento. O polvo também é utilizado no preparo de diversos pratos.
Lula: Está presente em vários pratos, como em moquecas, risotos, lula à dorê, paella, ou somente ao vinagrete. Sua carne é de textura firme.
Lagosta: Considerada como um dos melhores frutos do mar, quando crua tem cor esverdeado-escuro e depois de cozida torna-se vermelho brilhante. Tem cinco pares de patas e pode chegar a pesar 1,5kg. A lagosta é excelente fonte de vitamina B12 e ácido fólico.
Caranguejo: Vive em mangues, tem o corpo protegido por uma carapaça e cinco pares de patas. Pode ser encontrado inteiro, fresco ou já limpo e fora da casca. Como a lagosta e o camarão, o caranguejo possui um pigmento esverdeado chamado astaxantina, que ao sofrer aquecimento, fica vermelho (astaceno).
Camarão: Pequeno crustáceo, muito saboreado em diversos pratos. Existem inúmeras variedades de camarão: branco, cinza, rosa, sete barbas, pistola, entre outros. Pode ser encontrado fresco ou congelado. Na hora da compra, fique atento para a carne que deve ser firme.

Veja as calorias de alguns frutos do mar:

Siri 1 unidade (16g) 15 kcal
Camarão frito pequeno 5 unidades (25g) 39 kcal
Camarão cozido grande 1 unidade (30g) 24 kcal
Ostra 1 unidade (30g) 40 kcal
Mexilhão 1 xícara (200g) 158 kcal
Vieira 1 prato sobremesa (100g) 82 kcal
Marisco 1 prato sobremesa (100g) 186 kcal
Polvo 1 colher de sopa (22g) 19 kcal
Lula cozida 1 pires (100g) 92 kcal
Lula frita 1 pires (100g) 190 kcal
Caranguejo 1 colher de sopa (20g) 17 kcal
Lagosta 1 unidade (100g) 98 kcal
Lagostim 1 unidade (25g) 22 kcal
Fonte : puradiversao.loveblog.com.br
maria.luiza113@terra.com.br aluguel de temporada ocnd fechado alto padrão - litoral norte SP
011 9535 8154

Nenhum comentário:

Postar um comentário